5 dicas de gestão de Jack Welch, o maior CEO do Século XXI

Saber como gerenciar bem um negócio é uma das maiores dificuldades do empresário brasileiro. Portanto, que tal buscar por dicas de gestão com um dos maiores CEOs de todos?

Atualmente, cerca de metade de todas as empresas brasileiras fecham as portas em apenas 4 anos de atuação. Uma das principais razões disso é justamente a dificuldade de comandar o negócio do ponto de vista empresarial e administrativo.

É aí que entra em cena Jack Welch, provavelmente o maior CEO do Século XXI.

Welch assumiu a General Eletric em 1981 e comandou a empresa até 2001. Durante esses 20 anos, ele conquistou feitos incríveis, como:

  • valorizou as ações da empresa em 4000%;
  • aumentou o valor de mercado da GE de 14 bilhões de dólares para 400 bilhões;
  • aumentou o faturamento da GE de 27,9 bilhões para 111 bilhões por ano;
  • aumentou o número de empregados de 4.004 para 340 mil.

Alguém com esse currículo tem muito a oferecer de ensinamentos para que você possa gerir melhor a sua empresa. Quer saber quais são as principais dicas de gestão de Jack Welch? Então siga a leitura!

1. Faça o que os outros fazem corretamente

Uma das realidades do empreendedor brasileiro é que, na maior parte das vezes, trata-se de alguém com grande conhecimento em sua área específica, mas pouca experiência em administração, contabilidade ou marketing.

O próprio Jack Welch era alguém assim, sem grande conhecimento em várias áreas. Afinal, ninguém sabe tudo.

Para essa situação, Welch não tinha medo de estudar com outras empresas e ver o que poderia aprender com elas, para fazer igual.

Segundo ele, a IBM foi um ótimo caso de estudo quando a GE quis entrar no mercado chinês. Já a Canon foi um exemplo para preparar a General Eletric para o lançamento de novos produtos.

Por isso, a primeira das dicas de gestão é: aprenda com os acertos dos outros. Veja no que outras empresas estão sendo bem-sucedidas e aplique no seu negócio também.

2. Informação é a mãe de todas as dicas de gestão

Jack Welch se destacou entre os seus contemporâneos porque foi um dos primeiros a aplicar a metodologia Seis Sigma em um ambiente empreendedor.

Basicamente, a metodologia Seis Sigma foi criada originalmente para reduzir a variação da produção de peças em uma fábrica. Além de diminuir os custos com desperdícios, ainda aumentava a qualidade e confiabilidade dos produtos.

No entanto, você não precisa comandar uma das maiores indústrias do mundo para usar a metodologia Seis Sigma. Ela pode ser usada em qualquer empresa.

Basicamente, a metodologia consiste em um método de resolução de problemas com 5 etapas para monitorar e controlar qualquer processo de produção, em qualquer área ou segmento. Confira quais são:

  1. Definição: o que você quer alcançar?
  2. Medição: obtenha dados;
  3. Análise: verifique os dados e identifique a causa do problema;
  4. Melhoria: proponha soluções para corrigir o problema;
  5. Controle: monitore os resultados.

3. Um negócio é feito por pessoas

Um dos slogans mais comuns de empresas pelo mundo todo é “Nosso negócio é feito por pessoas”. De fato, Jack Welch acreditava nisso.

Tanto é assim que ele adorava usar a metáfora de um time de baseball para explicar o funcionamento de uma empresa.

Normalmente, ele dizia: “Quem você acha que é mais importante para um time ganhar um campeonato: o cara que contrata os melhores jogadores ou o contador?”.

É claro que Welch enxergava a utilidade da contabilidade, mas ele acreditava que o limite de uma empresa era o seu capital humano. E ele mesmo foi uma prova disso: afinal, ele mudou o patamar da GE.

Por isso, uma das suas dicas de gestão é contratar as melhores pessoas possíveis e dedicar um bom tempo e energia para encontrar os melhores talentos para seu negócio.

4. A inovação não para nunca – e nem você deveria!

Em 1998, Jack Welch notou que muitos dos funcionários da GE estavam comprando presentes de Natal em e-commerces na Internet, muito antes de isso ser comum.

Logo ele ficou preocupado: oras, se as pessoas poderiam comprar livros ou filmes pela Internet, o que impediria que elas comprassem carros no futuro?

Foi então que ele criou uma iniciativa de transformação digital para que a GE não fosse tirada de campo pelo próprio mercado. 

Sua primeira ação foi juntar um grupo de empreendedores em uma sala para que eles criassem modelos de negócios digitais que pudessem eliminar ou roubar negócios da General Eletric.

Em seguida, ele colocou todos os processos da GE para serem digitalizados, de modo a fornecer informações entre todos os funcionários da maneira mais rápida e precisa possível, sem intermediários.

Com isso, a GE passou a tomar decisões de mercado baseadas em pesquisas de preço, tecnologia, de mercado e de abrangência, além de desenvolver projetos de segurança digital, segurança da informação e muito mais.

Uma de suas dicas de gestão, portanto, é sempre usar a tecnologia e as informações a seu favor.

5. Entenda como elevar os seus colaboradores

Como Welch sempre acreditou, um negócio é tão bom quanto as pessoas que trabalham nele. Inclusive, ele tinha uma regra que era a do 20/70/10. Basicamente, Welch acreditava que toda empresa era composta por:

  • 20% dos funcionários que eram excelentes, produtivos e incríveis;
  • 70% de funcionários medianos, com potencial de crescimento;
  • 10% de funcionários que não eram adequados para a empresa.

Uma das mais importantes dicas de gestão dele, portanto, é como elevar os colaboradores e tratá-los adequadamente. Segundo ele, um empresário deve:

tratar bem os 20% mais produtivos, oferecer oportunidades, aumentos e uma visão que os deixe sempre motivados;

treinar e equipar os 70% para que eles possam crescer e se tornar os 20%;

ser honesto com os 10% e oferecer caminhos para que eles possam encontrar uma nova colocação, sem necessariamente tratá-los mal.

Com essa perspectiva, ele conseguiu fazer da GE uma das empresas mais produtivas do mundo e com uma das maiores forças de trabalho.

E aí, o que achou das dicas de gestão de Jack Welch? Acredita que você vai conseguir colocá-las em prática no seu negócio?

Caso você sinta que precisa de ajuda para obter dados e informações cruciais para o sucesso da sua empresa, entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat